Me tornei Pai e tudo mudou

Nunca fui de romantizar a paternindade.

Mas também, nunca tinha feito um exercicio aberto de refletir sobre o quanto e quão profundamente minha filha vem mudando a minha vida.

Primeiro, aconteceu algo óbvio.. chegamos em 2 na maternidade e saímos de lá em 3 🔥

Apesar de óbvio, isso é muito esquisito. A partir deste momento, eu me tornei responsável por alguem.. um novo ser. E é uma responsabilidade absolutamente diferente do que a responsabilidade que eu sentia em relação a minha esposa.

Minha esposa é um individuo independente, assim como eu. E nós escolhemos, por escolha de cada um, ficar juntos.

O nascimento da minha filha me trouxe uma ruptura nesta sensação de “indíviduo”. A partir daquele momento, parece que eu era primeiramente responsável por ela.. e só depois, responsável por mim.. pela minha individualiade.

E se você já conheceu um pai ou uma mãe recente, você pode imaginar que os primeiros 30 dias são.. fisicamente super puxados (privação de sono, cansaço, …) e psicologicamente também (irritabilidade, exaustão, …)

Mas isso tudo passa. É marcante, mas passa.

Pouco a pouco, aquele serzinho que só sabia dormir, mamar, chorar e sujar as fraldas.. começa a interagir com o mundo.

Reconhecer rostos, esboçar sorrisos, emitir sons (que não são de choro), aceitar berços, carrinhos, bebês conforto, caderinhas de carro..

E “do nada”, em meio a longas madrugadas.. “percebi” que 18 meses haviam se passado voando. E esse é um verdadeiro paradoxo da maternidade / paternidade: as noites são longas.. mas os anos são curtos.

É.. impressionante ver uma criança descobrir o mundo. É tanta coragem, tanta criatividade, tanta absorção.. tanta entrega e autenticidade.

E o quanto eles mudam a gente. Minha filha me deu novas prioridades para minha vida, minha carreira.. e inclusive para o relacionamento.

Isso me forçou a ser melhor. E para não deixar vago, vou dar um exemplo:

  • Desde 2018 eu tenho um objetivo anual de fazer minha lista da gratidão. Meu exercicio é nível “fácil”. Então é uma gratidão SEMANAL anotada. Eu nunca atingi 100% de nenhum ano.
    • Aparentemente, 2024 vai ser meu primeiro ano atingindo com o pé nas costas. Por quê? Toda noite antes de dormir, fazemos uma sequênciazinha de oração com minha filha. E a primeira, é justamente reconhecer o que temos por agradecer naquele dia.
    • Para mim, na minha planilha.. no meu caderno, eu nunca consegui fechar as 52 semanas. Sentadinho ali, nós três.. saem 15, 20, 30 motivos por noite.
  • Outra dificuldade sistemática era o bendito exercicio fisico consistente.
    • Este ano tem sido meu ano de maior consistencia até agora. E a explicação está em um texto que eu li sobre criar filhos: “As crianças são absolutamente mais influenciaveis pelo exemplo do que pelas orientações dos pais.”
    • Então o diagnóstico de esteatose não foi suficiente para entrar no eixo, mas.. a minha princesa serelepe tem sido mais do que suficiente.

Claro, voltando a parte de não romantizar.

Tem dias (e também noites) que você beira a insanidade. Seja por cansaço, por birra, por preocupação.. ou por vários motivos acumulados que não estão claros dentro da sua cabeça.

Mas isso também passa. Aquele coração torto desenhado com giz de cera (que sujou o sofa).. aquele abraço inesperado ou até aquela vozinha dizendo: “papai, vem ati”

❤ Este texto é o resumo, do resumo, do resumo destes ~20 meses de Bibi.. e já é dificil entender / explicar o quanto essa mocinha mudou minha vida. ❤

— obrigado meu amor, papai te ama —

Publicado por Leo Dabague

Maker, economista, curioso, aprendiz e incomodado. Hoje sou diretor em uma Startup de tecnologia para varejo. Ajudei a construir / sustentar a escalada de 40 para mais de 850+ pessoas em menos de 5 anos.

3 comentários em “Me tornei Pai e tudo mudou

  1. Só quem tem filhos sabe a imensidão desse amor.
    É todo dia sentir o “coração quentinho” por pequenas coisinhas.

    E você é o melhor pai que a Bibi poderia ter, e ela sabe disso.
    ❤️

    Que alegria termos sido escolhidos para ser a família dessa pequena cheia de personalidade e amor.

    Curtido por 1 pessoa

  2. só orgulho de ter você como filho,

    a Juliane como filha do coração e a minha adorada pérola Beatriz como o resultado mágico dessa união de amor e cumplicidade

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário