Se você me conhece pessoalmente, provavelmente você já deve ter ficado ansioso porque eu estava falando devagar em algum momento. A verdade é que a minha fala não acompanha meu raciocínio.
As vezes eu sinto que eu estou falando devagar porque o fio que estava conduzindo uma ideia / raciocínio deu curto circuito em outro fio com outra ideia.
Inclusive, na minha atual fase produzindo mais vídeos para o Insta, me peguei usando com muita frequência palavras inúteis como “né” e “é”, como uma clara pausa na fala para que o meu cerebro encontre “a ideia” a ser dita.
Tudo isso para justificar, que eu desejo meditar a vários anos e nunca consegui.

E aparentemente, várias outras pessoas também estão neste trem dos que queriam meditar, mas não conseguem.
A dificuldade pode ser parecida com a minha.
“Não consigo ficar 15m parado. Ou meu pensamento me carrega ou eu durmo ou minha comida queima no fogão ou minha filha começa a chorar.”
🚂🚃🚃🚃🚃
Aos que já conseguem, acreditem, nós admiramos vocês.
Mas.. parece que eu encontrei o jeito de começar a virar este jogo a meu favor.
A meditação de um minuto
A rotina que eu consegui implementar e sustentar por mais tempo ao longo destes últimos ~5 anos tentando é esta gota de meditação / mindfulness.
A grande beleza deste médoto é que ele é MUITO simples e rápido.
São apenas três passos:
- Senta (e opcionalmente, você pode fechar os olhos).
- Conta de 1 até 60.
- Tenta inspirar a mesma quantidade de segundos que expirar.
A respiração e a contagem, são minhas armas para manter minha mente livre das preocupações / ansiedades / medos / ambições por rápidos 60 segundos.
Acho que o principio que me moveu em direção a este tipo de meditação é o mesmo que o James Clear trouxe no seu ótimo livro, o “Hábitos Atômicos”. Você não lê um livro se não ler uma página. Você não lê uma página se não ler a 1ª frase desta página.
Além disso, o autor também sugere que você crie situações que fomentam a prática do novo hábito. Ou seja, quanto mais fácil for, maior a probabilidade de realmente realizar aquele hábito em formação.
Então esta meditação de um minuto acaba sendo simples o suficiente para poder ser feita sem grandes preparações, reservas de tempo, locais isolados ou muita disciplina. E também pode servir como a porta de entrada para este novo hábito.
Se você quiser um empurrãozinho, toma aqui esse vídeo de 60s para você fazer sua primeira mediação hoje.
E para você que já é um 🥷da meditação, recebi boas sugestões de práticas e apps para aperfeiçoar seu hábito. Entre os apps mais citados estão: Calm, Headspace, Balance.
Também falaram de grupos no whats, podcasts no spofity (para meditação guiada) e várias playlists no youtube.
Bora meditar.