Dias difíceis.

Já teve algum dia, semana ou mês que foi pesado?

Ao chegar no final desse dia na sua lista de gratidão diária consta apenas:
“Agradeço por este dia ter acabado.”

Eu já. E neste período denso de pandemia, senti ainda mais necessidade de entender o que me deixou esgotado e porquê. Afinal você tem bem menos chance e liberdade de esvaziar / descarregar o peso de maneira não intencional estando ‘enjaulado’ em casa.

Bom, meu processo tem sido relativamente simples. Ao final de cada dia, eu coloco uma das 5 cores que melhor definiu aquele dia. E também coloco um comentário na célula daquele dia com um destaque do dia. Algum fato marcante do dia, alguma conversa, uma frase, uma opinião ou ideia.

Ao fazer isso por algumas semanas em sequência, eu chego em uma “mapa” parecido com este:

Foi feito no google sheets, então consigo acessar deitado na cama pelo celular 🙏

Este hábito me trouxe pelo menos 3 benefícios bem tangíveis até agora:

  1. Por no mínimo 5 minutos por dia eu reflito para montar o comentário do dia e também para prestar atenção em como eu avalio aquele dia. Me sinto mais consciente em relação as emoções que senti.
  2. Consigo perceber que as vezes o sobrepeso daquele dia / semana não vem de algo isolado, as vezes é algo só me ‘afetou’ porque eu estava imerso em uma semana predominantemente estressante.
  3. É um prato super cheio para levar para a terapia. Isto reduziu a quase zero o sentimento de não ter levado para os valiosos 45m de cada consulta algum tema / evento importante.

Bom, mesmo com este processos.. tem dias que “simplesmente” vão ser difíceis.

Ainda sim, independente do tamanho do problema, sabe quantos dias difíceis a gente consegue suportar? 👉

É isso que o post da (mega talentosa) @lizandmollie diz:

Uma poderosa forma de construir sua confiança é lembrar de tudo que você já passou. Sair sozinho(a) do buraco requer muita força. Então particularmente em dias difíceis, lembre: Você suportou tempestades antes, você vai conseguir de novo. Tudo vai passar.

Eu sei que no meio da tempestade é super difícil procurar por alguma perspectiva positiva para o seu dia difícil, mas se você pensar friamente, toda dificuldade te prepara para ser melhor, para amadurecer, para ser mais empático.. ter casca, resiliência ou qualquer outra coisa.

Apesar de saber racionalmente isso tudo, as vezes eu não consigo me sentir mais leve naquele momento.

Nestas horas é bom apelar para sabedoria alheia. Seja em livros, podcasts, TEDs e ou visitas presenciais. A gente deve “aproveitar” que teve gente que já viveu uma pandemia, uma demissão, uma perda, uma derrota.. e escreveu ou falou sobre isso. Tem inclusive um pensador estoico (que não me lembro agora) que fala que não aproveitar a sabedoria dos nossos antecessores é um enorme desperdício.

Para concretizar isso, vou colocar a citação de uma pessoa que foi recentemente (2021) no “America’s Got Talent” e disse o seguinte:

“Você não pode esperar até que a vida deixe de ser difícil para decidir ser feliz.”

Jane ‘Nightbirde’

Vi este vídeo pela primeira vez depois de ter passado por duas semanas cheias e recheadas desafios (cabeludos).

Em alguns momentos me senti pesado, nervoso e ansioso.

E depois de ter visto esta “audiência” da Jane na AGT, aproveitei da sabedoria da dura vivência dela, para enxergar que talvez os meus problemas naquele momento, estão bem longes de serem incontornáveis.

Re-ler meus comentários das semanas anteriores foi uma experiência diferente do que tinha sido antes de ter assistido a Jane cantar e dar seu depoimento.

Se você quiser ver, segue o original.

Publicado por Leo Dabague

Maker, economista, curioso, aprendiz e incomodado. Hoje sou diretor em uma Startup de tecnologia para varejo. Ajudei a construir / sustentar a escalada de 40 para mais de 850+ pessoas em menos de 5 anos.

Deixe um comentário