Renda Básica Universal: loucura ou inevitável?

Se você não está vivendo em uma caverna nos últimos anos, você teve seu trabalho, produtividade e vida impactada por inteligência artificial (chatGPT, Claude, Perplexity, Manus, Deepseek, …).

É bizarro pensar no ritmo de desenvolvimento desta tecnologia e seus desdobramentos.

Tá, mas o que relação tem IA com renda básica universal?

Como economista, eu confesso que achava que a tal renda básica universal era um conceito utópico e sem aplicabilidade prática.

Porém.. o crescente impacto da Inteligência Artificial no mercado de trabalho, está mudando minha opinião.

O Impacto crescente da IA no Trabalho

Minha visão otimista é representada por este desenho, quase rupestre, que fiz para demonstrar como a IA impacta meu trabalho e vida atualmente. Proporcionalmente, mostro que a IA me expandiu mais possibilidades que as redes sociais e o Google.

Atualmente: empoderamento humano com IA

É impressionante o que as ferramentas conseguem fazer hoje, mas ainda estamos em um momento muito inicial dessa tecnologia. Ela se tornará mais capaz e poderosa, conseguindo realizar cada vez mais tarefas com maior qualidade e consistência.. e potencialmente superando a gente.

Por isso, temas como renda básica universal e o futuro do trabalho entrarão cada vez mais em pauta. Quero abordar isso de forma não alarmista, mantendo uma perspectiva otimista, mas reconhecendo a importância da reflexão filosófica sobre essas questões.

Uma linha de raciocínio parecida eu encontrei no melhor livro sobre inteligência que li nos últimos anos (finalmente disponível em PT-BR): Co-Inteligencia do Ethan Mollick

Capa do Livro Cointeligência por E. Mollick

Link da Amazon: https://amzn.to/3HzWGKx

Agora, por pura lógica e observação é nítido que o futuro do trabalho vai mudar. Resta a dúvida: quanto de espaço os humanos ainda vão ter no mercado de trabalho futuro.

E para colocar mais pimenta no assunto, não é difícil encontrar filmes de ficção futuristas que retratam os humanos “normais” como coadjuvantes na economia. Alguns exemplos:

  1. Jogos Vorazes (as pessoas da Capital)
  2. Wall-E
  3. Her

A vida imita a arte e vice-versa.

A partir disso, fica mais uma reflexão: o que você faria se tivesse a tal renda básica universal?

Publicado por Leo Dabague

Maker, economista, curioso, aprendiz e incomodado. Hoje sou diretor em uma Startup de tecnologia para varejo. Ajudei a construir / sustentar a escalada de 40 para mais de 850+ pessoas em menos de 5 anos.

Deixe um comentário