Como escolher bons livros em 2024

Este post chega atrasado por vários motivos, entre eles, os dois mais importantes são:

Motivo #1: estamos na semana 22 do ano (quase a metade do ano ✈️) e este será apenas o terceiro post (mas eu vou falar mais sobre isso depois).

Motivo #2: eu só me rendi ao kindle este ano.
👉 pois é amigos, o leitor digital precisou de 16 anos de existência para me conquistar haha

Este é o terceiro post falando do meu processo para encontrar livros interessantes e decidir se aquele livro se encaixa no tipo de livro que eu gosto / quero ler.

Atualizando aprendizados de ’21 e ’22

Na primeira edição, eu destaquei como eu sigo “encontrando” novos livros interessantes através das pessoas / blogs que eu sigo. Acho que a adição significativa de boas fontes é o Tiktok.

Indicação de livro feita no tiktok coloca livro brasileiro em 1º lugar na amazon americana.

Só de um micro-exemplo do impacto do app nas leituras, em maio de 2024, uma escritora (amadora) americana publico um vídeo no Tiktok elogiando um clássico livro brasileiro.

Em menos de uma semana, as vendas do livro dispararam na Amazon americana, atingindo o 1º lugar de uma categoria específica.
história completa

Na segunda edição eu trouxe o auxilio do chat-gpt para me ajudar a decidir (juntamente com os insights do Blinkist) se eu iria ler ou não um determinado livro e também para pedir indicações personalizadas para a inteligência.

2024: o impacto do kindle nas escolhas

A amazon oferece na maior parte das vezes uma “Amostra” do livro. Então eu consigo “testar” real o livro. A quantidade oferecida na amostra varia, mas tem sido um recurso valioso e GRATUITO para me ajudar a decidir se vou de fato ler aquele livro ou não.

Também vi algumas pessoas falando bem da assinatura que amazon que te dá direito a ler milhares de livros por uma mensalidade fixa. Acho que custa R$19.90 e a seleção é bem grande.

Eu não assinei por motivos de sanidade. Apesar de estar lendo bem mais do que estava lendo antes, eu sigo tendo mais livros na minha lista “para ler” do que tempo priorizado para leitura. E ter que comprar (e gastar $) tem sido uma ótima restrição para não aumentar indefinidamente minha lista para ler.


[spoilers da vida].
Atualmente eu tenho tocado alguns projetos em paralelo:

  1. Estou prestando consultoria de CS, CX, Ops (mapeamento de dores, projetos de AI-First CX, jornada otimizada, e tudo relacionado a colocar o cliente no centro)
  2. Estou oferecendo mentoria 1:1 para profissionais incomodados e para líderes em ascensão (com uma metodologia própria desenvolvida em parceria com a May Scholze).
  3. Estou aprendendo a fazer aplicações web com uma ferramenta low-code.
    obs: já tenho dois mvpzinhos no ar que construi para aprender
    obs2: se quiser ver um deles, tá aqui óh: link
  4. E também estou como conselheiro/advisor na Startup curitibana Kompra.App
    Que faz um trabalho incrível de profissionalizar o processo de compras de restaurantes (deixando o caixa dos restaurantes mais saudável).
  5. Comecei a escrever um livro 🫣
  6. E sigo tentando emplacar uma consistência colocar no mundo vários dos pensamentos / insights que acabam fervendo aqui dentro da minha cabeça. Muito pela inspiração de um conteúdo da Analiz Buiar 👇

Publicado por Leo Dabague

Maker, economista, curioso, aprendiz e incomodado. Hoje sou diretor em uma Startup de tecnologia para varejo. Ajudei a construir / sustentar a escalada de 40 para mais de 850+ pessoas em menos de 5 anos.

Deixe um comentário