[Guia] Como usar o ChatGPT | a forma de IA que está em alta

Fazendo uma pequena pausa nas nossas reflexões habituais, vou trazer um guia passo-a-passo sobre como usar a inteligência artificial que vem dominando o feed do seu tiktok, twitter, spotify, entre outros..

O ChatGPT é um modelo de linguagem que pode responder perguntas, escrever textos, resumir artigos e livros, traduzir para dezenas de idiomas e até criar sugestões para variados temas.

Bom, vamos lá. Para usar o ChatGPT você não precisa instalar nada.

Basta acessar o site openai.com e ir na opção: Sign-up (inscrever)

Você vai precisar criar uma conta para acessar ao ChatGPT.

Minha sugestão é se inscrever com um e-mail ao invés de se conectar com Google, Microsoft ou Apple.

Isso é puramente minha opinião 🙂

Depois de colocar o e-mail, você criará uma senha e também receberá um e-mail de confirmação.

Só depois destes passos você poderá avançar para usar a solução.

Depois de clicar no link de confirmação no seu e-mail, você vai só terminar de cadastrar seu perfil (nome, sobrenome, data de nascimento):

E recentemente eles também incluíram a validação via SMS. Depois disso tudo validado, você vai ver esta página:

E aí, basta selecionar a primeira opção “ChatGPT” (interaja com nosso modelo de linguagem carro chefe em uma interface de conversa).

A próxima tela já é o ambiente que você vai usar para interagir com a IA.

Tá, mas.. e aí?

Qual a diferença do google para este tal ChatGPT?
Bora ver na prática:

Google

O que eu digitei:
Resumo do livro poder do hábito

ChatGPT

O que eu digitei:
Me dê os principais aprendizados do livro O Poder do Hábito.

Apesar de ter feito a comparação com o mesmo pedido, o ChatGPT atinge melhores resultados quando usado como um estagiário do que quando usado como um buscador.

Por quê?

A versão atual do ChatGPT não é conectada na internet. Então se você fizer buscas sobre fatos, como por exemplo: “Quem ganhou a última copa do mundo? Quem ganhou as eleições na Turquia? Quem já está nas finais da NBA neste ano?”. O ChatGPT não vai conseguir te ajudar.

Mas o ChatGPT consegue fazer algo que nenhum buscador consegue fazer: o modelo recebe as informações que você dá para ele e as considera para montar sua resposta.

Então imagine que você vai fazer uma viagem para Portugal para um evento de 2 dias e vai esticar a estadia por mais 8 dias, mas não tem ideia do que fazer. Você pode fazer a seguinte pergunta:

Chat, eu vou ficar 8 dias em Portugal. Inicio a minha viagem na cidade de Lisboa. Minha ideia é gastar no máximo 120 euros por dia além da estadia. Faça uma sugestão de roteiro.

Resposta:

Com base no seu orçamento diário de 120 euros, vou sugerir um roteiro de 8 dias em Portugal, começando em Lisboa. Lembre-se de que os preços podem variar, por isso é sempre bom verificar os custos atuais durante a sua viagem. Aqui está uma possível sugestão de roteiro:

Dia 1: Lisboa

  • Dedique o seu primeiro dia para explorar a capital de Portugal. Visite o bairro de Alfama, o Castelo de São Jorge e a Baixa Pombalina. Aproveite para provar os famosos pastéis de Belém e explorar o animado bairro do Bairro Alto à noite.

Dia 2: Sintra

  • Faça um passeio de um dia para Sintra, uma cidade encantadora repleta de palácios e paisagens deslumbrantes. Visite o Palácio Nacional da Pena, o Castelo dos Mouros e explore os belos jardins do Palácio de Monserrate.

Dia 3: Cascais e Estoril

  • Pegue um trem de Lisboa para Cascais e passe o dia aproveitando as praias e a atmosfera relaxante dessas cidades costeiras. Explore o centro histórico de Cascais, caminhe pela orla marítima e visite o Cassino Estoril.

Dia 4: Porto

  • Viaje de Lisboa para o Porto de trem ou avião. Passe o dia explorando a segunda maior cidade de Portugal. Visite a Ribeira, a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e prove o famoso vinho do Porto em uma das caves de vinho ao longo do Rio Douro.

Dia 5: Douro Valley

  • Faça um passeio de um dia ao Vale do Douro, uma das regiões vinícolas mais belas do mundo. Desfrute de paisagens deslumbrantes, visite vinícolas e prove vinhos deliciosos. Você pode reservar um passeio de barco pelo rio ou optar por explorar a região de carro.

Dia 6: Coimbra

  • Viaje para Coimbra, uma cidade histórica conhecida por sua universidade centenária. Visite a Universidade de Coimbra, a Biblioteca Joanina e a Sé Velha. Explore as pitorescas ruas medievais e desfrute da atmosfera acadêmica única.

Dia 7: Évora

  • Dirija-se a Évora, uma cidade medieval bem preservada que é Patrimônio Mundial da UNESCO. Visite o Templo Romano, a Catedral de Évora e a Capela dos Ossos. Desfrute da gastronomia local e experimente pratos tradicionais do Alentejo.

Dia 8: Regresso a Lisboa

  • Retorne a Lisboa e aproveite seu último dia na cidade para explorar qualquer atração que você tenha perdido anteriormente ou fazer compras nos mercados e lojas locais. Desfrute de uma última refeição tradicional portuguesa antes de se despedir de Portugal.

Lembre-se de que os custos de transporte, refeições e atrações podem variar. É sempre bom reservar um valor extra para imprevistos ou atividades adicionais. Aproveite a sua viagem a Portugal!

Legal, né? Mas isso é só a pontinha do Iceberg.

Imagina que o ChatGPT foi treinado com 175 bilhões de parâmetros. Ou seja, milhões de livros, paginas da internet, dicionários, jornais e muito mais. Então você pode (e deve) usar bastante desta tecnologia.

Mas.. lembra que eu chamei “ele” de estagiário? Foi de propósito.

Na própria página que você faz as perguntas/solicitações, existe um aviso chamado de “limitações”. São 3:

  1. Pode ocasionalmente gerar informações incorretas
  2. Pode ocasionalmente produzir instruções danosas ou enviesadas
  3. Conhecimento de mundo limitado até setembro de 2021

Isto significa que o ChatGPT pode ser um baita recurso para seu dia-a-dia. Entretanto, é sua responsabilidade validar as informações e usa-las com bom senso.

Você já usa? Viu algum exemplo legal no Twitter, TikTok, Insta? Compartilha comigo!

Publicado por Leo Dabague

Maker, economista, curioso, aprendiz e incomodado. Hoje sou diretor em uma Startup de tecnologia para varejo. Ajudei a construir / sustentar a escalada de 40 para mais de 850+ pessoas em menos de 5 anos.

Deixe um comentário