Você é bem-sucedido?

Uma das perguntas que eu mais fiz em entrevistas nos últimos anos foi: “O que é sucesso para você?”

A pergunta é super curtinha, mas o raciocínio e autoconhecimento que ela exige para ser respondida de maneira satisfatória é bastante extenso.

É evidente que não existe resposta certa, nem pronta. Na minha opinião, a definição de sucesso é tão particular quanto a busca por propósito.

Eu imagino que existam muitas pessoas que definam sucesso como algo que não envolve a carreira profissional. E acredito que isto seja perfeitamente normal. Entretanto, para grande parte das pessoas, o tempo dedicado a carreira / trabalho é de 20%. Ou seja, 1 em cada 5 horas de vida, você provavelmente estará trabalhando.

Nesta última semana eu tive a grata surpresa de conhecer um blog muito bom chamado Wait But Why. Encontrei este blog inesperadamente enquanto eu lia um relatório sobre Cripto ativos de mais de 160 paginas (e o link para o blog estava na penúltima página). Em um dos excelentes artigos do blog, encontrei uma imagem com a quebra (em horas) da vida de uma pessoa média com expectativa de vida de 86 anos.

Para facilitar a sua vida, eu traduzi o gráfico de pizza e adicionei a minha incrível habilidade artística:

Imagem traduzida do blog waitbutwhy.com | Tim Urban | 2018

Esta imagem evidencia certas coisas que talvez você não tenha assimilado até agora:

  1. Você passará um pouco menos da metade da sua vida “Cuidando do Básico Humano”
    • comendo, dormindo, exercitando seu corpo e por aí vai
  2. Seu tempo livre tem uma relação de dependência direta com seu tempo de carreira. Ou seja, você terá aproximadamente 100k horas de tempo ‘livre’ se você tiver uma carreira de 150k horas.
    • Sei que não é muito comum ver estes números em horas, mas podemos dizer que 100k horas de trabalho significam mais ou menos 60 anos de carreira (pensando em uma carga semanal de 50h de trabalho).
    • obs: então vale dizer que 150k de trabalho é realmente uma carreira intensa e/ou bastante longeva
  3. Algum outro aprendizado? Conta pra mim.

Tudo isso ☝️ para racionalizar que, para maior parte das pessoas, a carreira profissional tem um impacto direto na maior parte das definições de sucesso.

A outra constante na maior parte das definições de sucesso que eu já escutei, inclusive na minha, é o envolvimento de mais pessoas.

Inclusive, assisti neste final de semana, o 9º episódio (e último) da sensacional série “Man in the Arena” disponível no Star+ (da Disney) sobre o Tom Brady. Neste episódio o Brady, que é considerado o melhor jogador (QB) de todos os tempos do futebol americano, dá pistas do que ele considera sucesso:

Tom Brady dizendo que as pessoas que estiveram com ele ao longo da sua trajetória são os componentes mais importantes da sua carreira de sucesso.

Outra dica importante para desmistificar qual ou quais definições de sucesso fazem sentido para você é fazer uma lista das pessoas que você admira e em que você considera elas bem sucedidas.

Quem você admira e por que pode te dar ótimas pistas do que você valoriza, o que te inspira e de onde você quer chegar.

Escrevi isso no LinkedIn ano passado. Acredito tanto nisso, que um dos meus objetivos de 2021 foi mapear pessoas que me inspiram. E para mim, a admiração era/é direcionada a uma ou algumas áreas específicas da trajetória, conquistas ou mindset de alguém. Minha lista de 2021 contava com aproximadamente 15 pessoas, entre pessoas da família, amigos e pessoas publicas.

7 pessoas que eu admiro em um determinado campo / nicho

Então no final do dia, quem tem (ou pode ter) sucesso? Qualquer um.

É claro que somos seres sociais, e portanto, o ambiente / sociedade próxima também impacta a construção da régua de sucesso de cada um.

Ainda sim, ter consciência sobre o que você considera sucesso é fundamental para 2 coisas:
#1 saber onde você quer chegar e criar o passo a passo até lá
#2 poder mudar/ajustar a sua régua para considerar elementos que você quer e abandonar elementos que talvez só estejam na sua régua por alguma influência que até então você não tinha consciência

E o bônus de tudo isso é assumir o controle de própria vida e ser feliz.


Se você quiser ler outros posts, vou deixar algumas sugestões para você:

Publicado por Leo Dabague

Maker, economista, curioso, aprendiz e incomodado. Hoje sou diretor em uma Startup de tecnologia para varejo. Ajudei a construir / sustentar a escalada de 40 para mais de 850+ pessoas em menos de 5 anos.

3 comentários em “Você é bem-sucedido?

Deixe um comentário