Sem limões não tem limonada

Nos últimos 2 anos eu acompanhei muito pouco o futebol. Acho que a falta de torcida nos estádios e a própria pandemia foram fatores para isto acontecer.

No vazio deixado pelo futebol, eu conheci, por acaso, o canal de um dos streamers mais bem sucedidos do mundo. Para a minha surpresa: de um brasileiro. Ele transmite várias coisas em suas lives, mas eu conheci seu trabalho em uma transmissão da partida competitiva de um time brasileiro de um esporte eletrônico (CSGO).

Depois de umas 4 – 5 partidas assistidas, comecei a entender um pouco o “dialeto” e expressões, mas eu não podia dizer que admirava o Gaules.

Até que eu assisti este “trailer” que ele passou durante uma transmissão:

Desde o dia que eu vi este trailer, eu passei a assistir as lives do Gau não só pela(s) partidas, mas também por valorizar a volta por cima que ele tinha dado.

Se não bastasse isso, tive a felicidade de escutar o podcast “PrimoCast 152: Como se tornar o maior do mundo (Gaules)” enquanto dirigia. Além de arrepiado e emocionado com a história, acho que posso dizer que virei um fã do Gaules.

Eu sei que o podcast é longo (+-2h), mas a historia de vida dele é impressionante, a força de vontade é impressionante, as conexões que ele faz também é. E se eu tivesse que destacar algo de tudo que eu assisti / ouvi é a postura que o Gau aprendeu a ter diante de um obstáculo.

Parece que o Gaules aprendeu a ver os obstáculos como uma solução ou até como o caminho a ser seguido. Como se o sucesso que ele tem hoje fosse proveniente da atitude que ele teve diante de tanta dificuldade e rasteiras da vida. Esta é inclusive a inspiração para o título deste post: você só pode fazer uma limonada se enxergar os limões que a vida te dá, pegá-los, cortá-los, espreme-los…

Esta ideia que o “O Obstáculo é o caminho” não é algo exclusivo do Gau. O obstáculo é o caminho é o título de um livro sobre estoicismo escrito por Ryan Holiday. Autor que eu também encontrei durante a pandemia e que hoje esta na minha lista de “pessoas que valem a pena serem seguidas”.

📚📖 Ryan Holiday fez um resumo do próprio livro em seu canal no YouTube. Que demonstra que ele também é uma pessoa um tanto quanto não convencional e motivado por um propósito maior, assim como o Gaules.

Acho que este podcast é meio atemporal, mas dado que estou escrevendo nas últimas semanas do ano, o peso da recomendação é ainda mais forte. 👇

Publicado por Leo Dabague

Maker, economista, curioso, aprendiz e incomodado. Hoje sou diretor em uma Startup de tecnologia para varejo. Ajudei a construir / sustentar a escalada de 40 para mais de 850+ pessoas em menos de 5 anos.

Deixe um comentário