Quanto você precisa ter investido para poder cobrir 100% das suas despesas com rendimentos?

Sei que este é um conteúdo diferente dos meus conteúdos tradicionais, porém.. falar de dinheiro ainda é um TABU aqui no Brasil. Saber controlar seu dinheiro, falar sobre dinheiro, estar em paz com o dinheiro também é um componente importante para uma boa vida. Então, vamos lá!

Para fazer esta conta, você precisa saber um número que provavelmente você não sabe e não vai gostar de saber (pelo menos na 1ª vez).

Antes de ir para o texto, tenho alguns disclaimers bastante importantes:

  1. Este post não é uma recomendação de investimento
  2. Independente do que te falarem: renda variável sempre terá risco
  3. Os números que vou mostrar são embasados em dados do passado
  4. Você vai encontrar vários conteúdos em inglês com a sigla FIRE🔥 que falam sobre o tema.

Eu vou me concentrar apenas na parte do “FI” → independência financeira

Bom, provavelmente existem outras considerações importantes, mas qualquer coisa eu edito depois e atualizo. Vamos ao que interessa!

Para fazer esta conta, você vai precisar descobrir o quanto você gasta por ano com absolutamente tudo: aluguel, água, luz, cartão de crédito, mercado, lazer, salão de beleza, futebolzinho, spotify, netflix.. ou seja, tudo.

⚠️ um cuidado importante ⚠️

Quando eu fiz este exercício pela 1ª vez, eu peguei o gasto mensal e multipliquei por 12 para chegar na conta anual. Desta forma eu esqueci vários gastos que são ‘sazonais’, como ipt, ipva, seguros e por aí vai.

Fazendo esta conta você vai chegar em uma quantia (assustadora). Montei uma tabelinha com alguns exemplos:

Para facilitar o exemplo, vamos imaginar que você tem o custo anual calculado de 69k reais. Quanto você precisaria ter investido para cobrir todos estes custos apenas com o rendimento dos seus investimentos?

Antes mostrarei um dado da exame invest sobre o rendimento de alguns ativos nos últimos 10 anos (de 2011 a 2020):

Ou seja, vamos considerar que todo ano você vai conseguir fazer seus investimentos renderem 6%.

Para que este dinheiro investido não fosse diminuindo a medida que você for utilizando ele para cobrir seus gastos, consideraremos que vamos gastar somente 4pp dos 6% de rendimento.

Calma, se você se perdeu, jaja vem uma tabela para deixar claro.

A conta é: dinheiro investido rendendo 6% ao ano. Você retira 4pp dos 6% para cobrir suas despesas, sobrando sempre o investimento inicial + 2%.

Então como referência, veja esta tabela com custos mensais (e anuais) e qual a quantia necessária para que o seus investimentos💰 cubram seus gastos:

Se você fizer a conta: poderá ver que o investimento necessário (estimado) nada mais é do que seu custo anual multiplicado por 25x.

Isto acontece porque estamos partindo do principio que queremos cobrir esta despesa anual com 4% dos investimentos. E 4% x 25 dá 100%.

Sei que tem várias considerações (pensando em inflação e flutuações tipo covid, eleições etc), mas meu objetivo aqui é dar uma noção/referência para quem nunca fez a conta.

E fazer um modelo que conta com tudo já logo de inicio seria mais um inibidor do que facilitador.

Post inspirado neste conteúdo da Forbes: link

Se você de alguma forma gostou do conteúdo / achou útil, deixe seu comentário ou me mande um e-mail no contato@leodabague.com ✉️

Publicado por Leo Dabague

Maker, economista, curioso, aprendiz e incomodado. Hoje sou diretor em uma Startup de tecnologia para varejo. Ajudei a construir / sustentar a escalada de 40 para mais de 850+ pessoas em menos de 5 anos.

Deixe um comentário