Como refletir mais me ajudou a ser melhor

O quanto você refletiu nos últimos 30 dias?
O tempo é curto e a lista de coisas para fazer só aumenta. Não duvido que você possa ter respondido a pergunta que te trouxe até aqui com “nada” ou “quase nada”.

Eu já passei vários períodos assim, mas acabei criando o habito de intencionalmente parar para refletir frequentemente por conta da terapia (sim, faço terapia a algum tempo já). Hoje eu consigo dizer que a reflexão me ajudou a:

  • aprender mais (e lembrar mais do que li/assisti);
  • agradecer mais;
  • melhorar minha produtividade;
  • evitar ficar doente;
  • realizar mais.

Ainda sim, é possível que você tenha pensado uma destas duas ‘desculpas’:

"Mas eu não vou fazer terapia"
"Mas eu não tenho tempo para isso."

Apesar de eu achar que todo mundo deveria pelo menos experimentar fazer terapia por alguns meses, não tem problema não querer. Você consegue encontrar o caminho sozinho 🙂

👈 Sobre não ter tempo, sugiro o livro “Make time: how to focus on what matters every day” ou em tradução livre “Crie tempo: como focar no que importa todo dia”.

Ou seja, se você achar que é importante fazer isso, você pode/vai achar tempo para fazer.

Como eu faço

Ao final de cada dia eu tenho duas mini-tarefas que eu me dei:

  1. Classificar aquele dia que esta terminando em uma dentre 5 cores. Cada cor tem um significado e na minha escala, a 1ª cor é roxo e significa que não foi um dia bom e a 5ª cor é azul royal e significa que o dia foi excelente.
  2. Resumir aquele dia em uma frase ou palavra.
Exemplo de alguns dias de 2021: neste print não dá para ver os comentários com o resumo dos dias.

Fiz um modelo para 2022 e vou deixa-lo neste link para você entrar e fazer uma cópia para você. Obs: tem um tutorial de como usar a planilha no final deste post.

Ambas as tarefas parecem simples e um pouco inúteis se você faz 1x só. Então continue. Alguns dias em sequência e você já tem 1 semana completa. Ao longo dos dias, percebi que eu estava prestando mais atenção nas coisas. Prestava mais atenção no que era dito, em como meu corpo estava (se alguma reunião tinha me dado dor de cabeça ou se me sentia irritado com alguma coisa). Também me peguei pensando: “olha, isso vai poder ser meu highlight de hoje, deixa eu anotar para não esquecer”.

Meu compromisso marcado (por mim mesmo e para mim) me deixou mais vigilante e atento e me arrisco a dizer até.. que isso tangencia um conceito de mindfulness.

Passei a ter mais clareza a quais situações me deixavam mais preocupado e causavam insônia, e que outras coisas me deixavam p. da vida. Também percebi o quanto conversar com as pessoas me regenerava. As vezes um dia estressante, cheio de buchas tinha um highlight super positivo por conta de um 1×1 feito com alguém ou por conta de uma conquista.

Imagens do livro: “Mostre seu trabalho” do Austin Kleon

Um dia logo virou uma semana, algumas semanas viraram um mês, alguns meses viraram um semestre. E no check-up deste ano (2021), que atrasou quase 1 ano por causa do COVID, a surpresa de não ter tido mais nenhuma crise de pedra no rim mesmo depois de ter parado com a medicação.

Claramente isso não aconteceu só porque eu coloco algumas palavras / cores em um papel. Isto aconteceu porque hoje eu estou muito mais conectado e consciente em relação ao que eu sinto, faço e falo.

Passei a enxergar mais conexões entre as coisas e isso acabou melhorando muito minha memória, minha vontade de anotar as coisas e consequentemente o que eu lembro e aprendo quando estou fazendo uma aula, lendo um livro ou participando de uma reunião.

Ao longo desta jornada, eu comecei uma nova lista (ou tarefa):

Ao final de cada semana, eu anoto pelo menos uma coisa que eu tenho a agradecer. Eu sei que tem gente que faz lista de 5 coisas por dia, mas aqui eu deixo mais uma dica: adapte as receitas / métodos para algo que te permita ter consistência. Esta semana estou completando 22 semanas seguidas refletindo e escolhendo pelo menos um motivo para agradecer.

Por fim, posso dizer que essa rotina de reflexão me ajudou pessoalmente, mas também profissionalmente. Refletir diariamente, me faz organizar as ideias, pensar na agenda, nas pendencias, nos compromissos.

Claro que esta longe de ser um sistema perfeito, mas hoje eu posso dizer com embasamento (escrito) porque eu acredito que estou melhor do que a 30, 60 ou 90 dias atrás.

Se você baixou a planilha e não conseguiu / entendeu como usa-la, gravei um mini-tutorial com +- 3 minutinhos:

Publicado por Leo Dabague

Maker, economista, curioso, aprendiz e incomodado. Hoje sou diretor em uma Startup de tecnologia para varejo. Ajudei a construir / sustentar a escalada de 40 para mais de 850+ pessoas em menos de 5 anos.

2 comentários em “Como refletir mais me ajudou a ser melhor

Deixe um comentário